segunda-feira, 11 de abril de 2011

Microcrédito destinado aos beneficiários do Bolsa Família.

A experiência vitoriosa de microcrédito destinada aos beneficiários do Programa Bolsa Família ou a pessoas inscritas no Cadastro Único no Nordeste chega agora à região Norte do País. Para promover o microcrédito produtivo orientado junto a essas famílias, um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Banco da Amazônia (Basa) foi assinado.

A iniciativa busca estimular oportunidades que geram desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população pobre. O acordo expande o modelo de microcrédito produtivo iniciado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Em 2010, mais de 310 mil pessoas do Cadastro Único e do Bolsa Família acessaram pequenos empréstimos do Crediamigo e outras 28,7 mil pessoas, do Agroamigo. Ambas são linhas de crédito do BNB. O atendimento, no caso do Crediamigo, representou 46% do total da carteira de clientes do banco.

A partir da publicação do acordo no Diário Oficial da União, ocorrida nesta segunda-feira (4), o MDS vai fornecer ao Basa, trimestralmente, informações sobre famílias inscritas no Cadastro Único que podem acessar as linhas de microcrédito produtivo orientado do banco. Essa iniciativa deve ser articulada com os coordenadores estaduais e gestores municipais do Bolsa Família na região para que os resultados sejam reforçados.

A cooperação técnica prevê que o Basa apresente relatórios trimestrais ao MDS sobre a execução e o alcance social do microcrédito junto às pessoas atendidas. Desde o primeiro semestre de 2010, o MDS articula a parceria com o Basa.BNB - Iniciado em março de 2008, a cooperação entre o MDS e o BNB mostra que pequenos valores nas mãos dos beneficiários se transformam em capital de giro para atividades produtivas nos Estados do Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo e representam expectativa de mudança de vida para essas famílias. O ministério acredita que essa transformação ocorra também na região Norte.

Incluída entre as ações complementares ao Bolsa Família, o microcrédito, a qualificação profissional e a alfabetização de adultos representam a terceira dimensão do programa de transferência de renda. Além do pagamento mensal do benefício para alívio imediato da fome e da exigência das condicionalidades, a preparação dos adultos para a inserção no mercado formal de trabalho ou em iniciativas de empreendedorismo é fundamental para que elas tenham autonomia no futuro.

O programa de transferência de renda atende 1,3 milhão de famílias na região Norte de um total de 12,9 milhões no Brasil.

http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=68732

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas caro visitante

Se você é nosso colaborador, divirta-se e mande sugestões para nosso blog.

Se você gostaria de ser nosso cliente, entre em contato com uma de nossas 15 Unidades de Microfinanças espalhadas pelo Pará, Amazonas e Amapá.

Se você quer se candidatas a algum dos nossos processos seletivos, mande seu curriculo para amazoncredbel@gmail.com - Geral ou amazoncred.am@gmail.com - Manaus ou amazoncred.rural@gmail.com - UMF Rural

Se você é um pesquisador, vale a pena conhecer as Microfinanças!


Followers

Quem Somos

Minha foto
É um programa de Microcrédito Produtivo e Orientado do Banco da Amazônia que possibilita a melhoria dos empreendedores populares e agricultor familiar rural, gerando renda e desenvolvimento.